VPN anônima - vale a pena?

Rastreio e invasão? Não com uma VPN! Descubra tudo sobre as vantagens de uma VPN forte e as melhores maneiras de usá-las.

VPN anônima - vale a pena? 8 usos especializados

O que significa VPN?

VPN é a abreviação de Virtual Private Network (rede privada virtual). Existem vários provedores, mas a única coisa que eles têm em comum é que todos se dedicam a fornecer privacidade e anonimato online.

Uma boa VPN estabelece uma conexão de rede protegida sempre que você usa redes públicas. Ela criptografa seus movimentos na rede e disfarça sua identidade online. Isso impede que terceiros rastreiem suas atividades e roubem seus dados.

Por que você deve usar uma VPN

A world wide web e as redes wi-fi não seguras são uma mina de ouro para hackers e empresas que querem usar seus dados para benefício próprio. Se você estiver navegando em dispositivos desprotegidos, esses terceiros podem facilmente colocar as mãos nos seus dados. Cada vez que você expõe suas informações privadas ou hábitos de navegação, você cria uma oportunidade para eles te rastrearem ou atacarem.

Pense em todas as vezes em que você leu e-mails ou verificou sua conta bancária enquanto esperava o ônibus ou tomava uma xícara de café em algum lugar. A menos que você estivesse conectado a uma rede privada, todas as suas atividades online podem ter sido facilmente rastreadas por outras pessoas que usam a mesma rede.

Isso ocorre porque seus dados estão sendo enviados por meio de uma rede desprotegida. Grandes corporações como o Google bisbilhotam essas redes, porque isso significa que podem monitorar seus hábitos de navegação e vender seus dados aos anunciantes. Os hackers são ainda mais irritantes. Se tiverem acesso aos seus dados, eles podem infectar seus sistemas com malware, roubar seus dados e até mesmo bloquear seu computador e arquivos.

Uma boa VPN impede que isso aconteça. Ela conecta seu smartphone, tablet ou laptop a um servidor em algum lugar na internet, para que você possa navegar com alegria usando a conexão de internet desse computador. Todos os dados transmitidos durante suas sessões online aparecerão como se estivessem vindo desse servidor, ocultando assim sua localização e endereço IP.

Esteja você enviando e-mails, fazendo compras online, pagando contas ou baixando conteúdo, uma boa VPN manterá sua identidade online privada e segura.

O que uma VPN faz?

Como dissemos, uma VPN mascara seu endereço IP para manter suas atividades online indetectáveis. Ela também estabelece conexões criptografadas para um nível ainda melhor de anonimato online. Dessa forma, você pode enviar e receber informações com segurança, sem que ninguém possa rastrear seus dados.

Aspectos aos quais você deve prestar atenção ao considerar uma VPN:

  • Uma VPN tem protocolos de criptografia seguros. Isso evita que você deixe rastros no seu browsing history ou cookies. É especialmente importante que seus cookies sejam criptografados porque isso impede que terceiros tenham acesso às suas informações confidenciais e aos dados que você deixa em sites. Além disso, a maioria das VPNs não armazena registros de suas atividades, o que significa que seus padrões de usuário também permanecem ocultos.
  • Uma boa VPN também usa um kill switch. Você precisa de um quando sua conexão VPN é interrompida repentinamente, tornando todos os seus dados temporariamente visíveis para qualquer pessoa. Isso seria arriscado. Um kill switch encerra sua sessão online, reduzindo as chances de seus dados serem comprometidos.
  • Uma VPN forte verifica todos os que tentam fazer login. Ela usa vários métodos de autenticação para garantir que nenhum terceiro tente entrar furtivamente na sua conexão segura. Um dos métodos é enviar um código de verificação para o seu smartphone depois que você digita sua senha.

Os benefícios de usar uma boa VPN:

  • Ocultar suas atividades online: seu paradeiro real permanece disfarçado porque você está conectado a outro servidor. Isso permite que você pesquise na web anonimamente porque todo o tráfego online viajará pela conexão VPN. Ela também protege seu histórico de navegação contra visualização, coleta e venda a terceiros.
  • Transmitir conteúdo bloqueado geograficamente: o conteúdo geralmente só pode ser acessado de certas partes do mundo. Por exemplo, quando você está viajando, nem sempre consegue obter acesso ao conteúdo do seu país de origem e vice-versa. Isso ocorre porque as conexões padrão usam servidores locais para determinar onde você está. Se você usar spoofing de localização VPN, pode mudar seu servidor para outro país. Isso muda sua localização e torna possível acessar conteúdo de todo o mundo: como aquele serviço de streaming local que você usa em casa, mas não consegue acessar durante viagens.
  • Baixar arquivos: não que queiramos encorajar isso, mas muitas pessoas usam conexões VPN para baixar arquivos via uTorrent. Uma VPN protege você de ser logado durante o torrent e garante que ninguém possa interceptar suas atividades de torrent. Ela também pode tornar o download muito mais rápido, já que os ISP (Provedores de Serviços de Internet) tendem a desacelerar o uTorrent.
  • Acessar sua rede doméstica enquanto viaja: você pode configurar sua própria VPN para acessar sua rede doméstica quando estiver no exterior. Desta forma, você pode usar arquivos locais e jogar na internet como se estivesse na mesma rede local (LAN).
  • Acessar sua rede comercial enquanto viaja: você também pode usar uma VPN para acessar sua rede comercial enquanto estiver na estrada. Visto que seus recursos de rede local não são expostos diretamente à internet, isso também aumenta a segurança. E como os serviços de VPN se conectam a servidores privados, isso reduz os riscos de vazamento de dados.

Como funciona uma VPN?

Quando você conecta seu smartphone, tablet ou laptop a uma VPN, o dispositivo age como se estivesse na mesma rede que a VPN. Isso significa que todo o seu tráfego online é subsequentemente enviado por uma conexão segura para essa VPN.

Como uma VPN oculta seu endereço IP, seus provedores de internet e terceiros não podem ver quais sites você visita e quais dados você envia e recebe na internet. Seu histórico de pesquisa permanece oculto porque todas as suas atividades estão associadas ao endereço IP do servidor VPN, não ao seu.

Portanto, quando você navega conectado a uma VPN, sua VPN cria um túnel de dados entre sua rede local e um nó de saída em outro local. Isso faz parecer que você está em outro lugar. Ele também usa criptografia para embaralhar seus dados quando eles são enviados por uma rede wi-fi, tornando seus dados ilegíveis e inúteis para qualquer pessoa que possa colocar as mãos neles.

Como usar VPN?

Toda jornada começa com uma boa pesquisa. Como todos os serviços de VPN vêm com aplicativos diferentes, você precisará pesquisar qual serviço se encaixa perfeitamente às suas necessidades específicas. Depois de escolher o serviço de VPN que melhor se adapta a você, você pode começar a se inscrever nele.

Na maioria dos casos, você precisará configurar usando um endereço de e-mail. Embora a maioria das VPNs garanta que seu endereço de e-mail não seja repassado a terceiros, é sempre bom criar uma nova conta para uma camada extra de anonimato.

Quando você abrir seu aplicativo, provavelmente verá um botão de conexão no qual pode clicar para iniciar sua VPN. Esse recurso ajuda você a encontrar automaticamente o melhor servidor disponível. O servidor mais próximo de você, ou o servidor que sua VPN escolhe, geralmente tem a velocidade mais rápida. Você também pode clicar no pino de um país ou rolar a lista de servidores e escolher manualmente o servidor ao qual deseja se conectar.

Quando chegar à seção de configurações, você deve primeiro ativar o kill switch. Esse recurso bloqueia qualquer atividade e tráfego da internet caso sua conexão VPN seja interrompida. Às vezes, você se depara com a opção de escolher o protocolo VPN. Nesse caso, o OpenVPN é sempre a melhor e mais atualizada opção.

Finalmente, os serviços VPN oferecem recursos mais avançados, como remoção de anúncios e proteção contra malware. Uma VPN como NordVPN é uma excelente escolha se essas coisas forem importantes para você.

Dica: lembre-se sempre de iniciar sua VPN imediatamente quando ficar online. Somente quando sua VPN estiver instalada e funcionando, você poderá navegar na internet livremente, pois a VPN protegerá seus dados.

Melhor VPN anônima

Um dos melhores serviços de VPN no nosso registro é o NordVPN. Eles não apenas usam a criptografia mais segura do mundo, mas também mantêm uma política rígida de não registros. Isso significa que nenhuma de suas atividades online e hábitos de navegação são rastreados e registrados num perfil de usuário.

Além disso, eles integraram seu kill switch automaticamente no provedor e permitem que você controle quais aplicativos são bloqueados quando uma conexão falha. E embora o NordVPN seja um dos serviços mais seguros disponíveis, eles não trocam velocidade por segurança. Eles localizam automaticamente os servidores com os níveis de velocidade mais rápidos e conectam você a eles.

A proteção contra vazamentos também é um recurso importante do NordVPN. Eles têm um dos melhores recursos de proteção contra vazamento disponíveis, para que seus dados estejam sempre protegidos dentro das paredes criptografadas da sua conexão VPN. Você também não precisa se preocupar com anúncios indesejados. Graças ao adblocker de primeira linha deles, você está perfeitamente protegido contra rastreadores, golpes de phishing e perfis online.

Então, experimente o NordVPN! Eles oferecem um excelente custo-benefício e promoções de até 70% de desconto.

Extensão VPN para Chrome

A maioria dos melhores provedores de VPN também oferece uma extensão VPN para Chrome. Esta extensão é diferente de uma VPN de desktop típica porque funciona especificamente como uma extensão de navegador da web.

Ao considerar o uso de uma extensão, você deve primeiro pensar no que precisa. Se você só precisar do básico, pode descobrir que uma VPN gratuita para Chrome atende perfeitamente às suas necessidades. No entanto, se você estiver procurando recursos abrangentes ou suporte a streaming, pode considerar uma extensão mais premium.

Uma extensão VPN forte para Chrome tem as vantagens de funcionalidade e poder. Por exemplo, às vezes elas permitem que você controle o aplicativo da área de trabalho de dentro do próprio Chrome. Outras oferecem extensões no navegador, o que pode ser útil se você estiver usando um dispositivo que não permita a instalação de clientes VPN.

O melhor na nossa lista é o NordVPN porque é rápido, poderoso e extremamente fácil de usar. É uma extensão completa, não apenas um proxy, e garante a você proteção online completa. Outras extensões importantes para Chrome são ExpressVPN, Windscribe e Private Internet Access.

Enviar uma mensagem de texto
Leia mais sobre mensagens de texto